top of page

Lean Six Sigma: Nosso Modelo de Gestão!


O que é Lean Six Sigma?

Não podemos deixar de começar te apresentando o que seria isso!

Lean Six Sigma é uma metodologia de gestão que combina dois conceitos distintos, Lean e Six Sigma, com o objetivo de melhorar a eficiência dos processos evitando desperdícios e reduzindo as variabilidades.


Como essa metodologia se desenvolveu?

Difundido a partir do Sistema Toyota de Produção, o Lean tem como foco principal a eliminação de desperdícios em processos.


Quais os desperdícios identificados pelo Lean?


• Intelectual: Acontece quando a gestão não consegue enxergar o potencial de seus colaboradores.


• Movimentos: O desenho da área de produção não favorece a praticidade necessária. Referindo-se à movimentação de pessoas, algumas reuniões desnecessárias no qual o tema poderia facilmente ser tratado por uma ligação e não é feito dessa forma ou um longo deslocamento para terminar uma determinada demanda, esse deslocamento excessivo não favorece a praticidade necessária.


• Espera: Sistemas não utilizados, materiais sem utilização, equipes paradas, etc, representam grande desperdício. Esse tempo de espera, na maioria das vezes, está relacionado a falhas em alguma etapa do processo.


• Produção em excesso: Produzir mais do que o necessário antes da demanda real, resultando em estoques excessivos e desperdício de recursos.



• Defeitos/Retrabalho: Acontecem quando um produto ou processo tem alguma falha que não permite o uso correto ou a execução do mesmo, fazendo com que se perca tempo no conserto ou retrabalho.


• Transporte: Considera-se tudo que deve ser transportado dentro da empresa: produtos, materiais, pessoas, informações estoques, entre outros. Ou seja, o transporte desnecessário pode danificar produtos, peças, equipamentos, por exemplo, o que pode acabar desorganizando todo o processo ou o transporte demasiado de pessoas, que pode acarretar na perda de foco e produtividade.


• Estoque: Mais produtos que o necessário estocado significa dinheiro parado.


• Processamento Excessivo: São as etapas do processo que não agregam valor ao serviço final. Um exemplo, já citado, são as reuniões desnecessários que poderiam ser evitadas para ganho de tempo ou otimizar processos.



E por que o nome Lean Six Sigma?


O termo "Lean" refere-se à abordagem que visa eliminar o desperdício em processos. Esse conceito tem suas raízes no Sistema Toyota de Produção, desenvolvido pela Toyota no Japão após a Segunda Guerra Mundial. Já O termo "Six Sigma" refere-se a uma metodologia e filosofia de melhoria da qualidade que busca reduzir a variação nos processos a um nível em que haja apenas 3,4 defeitos por milhão de oportunidades (DPMO).


O nome "Lean Six Sigma" destaca a sinergia entre as duas abordagens, pois elas complementam e reforçam uma à outra na busca por melhorias contínuas em uma organização.

76 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page